
No domingo a Rede Globo exibiu o capítulo 1 do reality show The Ultimate Fighter (saiba mais aqui). O programa apresentou 32 lutadores, mas 16 já foram eliminados e perderam a chance de brigar por um contrato com o UFC. Os que ainda tem chance de vencer a competição você pode conhecer mais sobre eles no texto abaixo.
Perfis dos 16 participantes que entraram na casa onde é rodado o TUF BrasilPesos penasNome: Rony Mariano Bezerra
Apelido: Jason
Idade: 27 anos
Cartel: 10 vitórias e 3 derrotas
Cidade: Quixada (CE)
Característica: Solteiro e pai de dois filhos, "Jason" venceu sete de suas lutas por finalização. Uma delas foi sobre Felipe Sertanejo, hoje lutador do UFC, por triângulo. Bezerra também enfrentou Renan Barão, em 2006, e perdeu na decisão dividida.
Nome: Godofredo Pepey
Apelido: não tem
Idade: 24 anos
Cartel: 8 vitórias
Cidade: Fortaleza (CE)
Característica: Solteiro e sem filhos, Pepey é professor tanto de jiu-jítsu quanto de muay thai, mostrando toda sua versatilidade. Seis de suas vitórias foram por finalização, e as outras duas saíram depois de nocautes.
Nome: Marcos Vinicius Borges Pancini
Apelido: Vina
Idade: 31 anos
Cartel: 19 vitórias, 3 derrotas e 1 empate
Cidade: Curitiba (PR)
Característica: Solteiro e sem filhos, Vina apresenta um cartel que demonstra que ele se dá bem tanto em pé quanto no solo. São seis vitórias por nocaute e 13 por finalização. Nenhum triunfo saiu via decisão dos jurados.
Nome: Anistávio Medeiros
Apelido: Gasparzinho
Idade: 23 anos
Cartel: 12 vitórias e 7 derrotas
Cidade: Natal (RN)
Característica: Solteiro e sem filhos, Anistávio tem experiência de sobra para quem tem 23 anos. Das 19 lutas que fez na carreira, duas foram derrotas para feras como Renan Barão e Willamy Freire.
Nome: Hugo Viana
Apelido: Wolverine
Idade: 29 anos
Cartel: 5 vitórias
Cidade: Salvador (BA)
Característica: Solteiro e sem filhos, o fisioterapeuta Wolverine está invicto no MMA, mas ainda não conseguiu finalizar ou nocautear algum oponente. Todas as suas cinco vitórias foram por intermédio da decisão dos jurados.
Nome: Rodrigo Damm
Apelido: não tem
Idade: 31 anos
Cartel: 9 vitórias e 5 derrotas
Cidade: Vila Velha (ES)
Característica: Casado e pai de três filhos, Rodrigo Damm é o mais experiente peso-pena do programa. O capixaba já teve passagens por grandes eventos internacionais, como Bodog Fight, Sengoku e Strikeforce.
Nome: John Teixeira
Apelido: John Macapá
Idade: 25 anos
Cartel: 12 vitórias e 1 empate
Cidade: Macapá (AP)
Característica: Solteiro e sem filhos, John começou a carreira com quatro vitórias por chave de braço. Ao todo, o lutador já conseguiu oito triunfos por finalização, dois por nocaute e três na decisão dos jurados.
Nome: Wagner Campos
Apelido: Galeto
Idade: 30 anos
Cartel: 11 vitórias e 3 derrotas
Cidade: Pinhais (PR)
Característica: Casado e pai de dois filhos, Galeto é profissional de MMA desde 2006. O paranaense gosta de trocação, já venceu seis lutas por nocaute. Uma de suas derrotas foi para Jonn Lineker, brasileiro recentemente contratado pelo UFC.
Pesos médiosNome: Sérgio Moraes
Apelido: Não tem
Idade: 29 anos
Cartel: 6 vitórias e 1 derrota
Cidade: São Paulo (SP)
Característica: Solteiro e pai de dois filhos, Moraes foi quatro vezes campeão mundial de jiu-jítsu. Das seis vitórias na carreira, cinco foram por finalização, e uma por decisão dos juízes. Sua única derrota foi para Brett Cooper, por nocaute, no Jungle Fight 16, em 2009.
Nome: Cézar Ferreira
Apelido: Mutante
Idade: 26 anos
Cartel: 4 vitórias e 2 derrotas
Cidade: Belo Horizonte (MG)
Característica: Casado e pai de um filho, Mutante fez suas duas últimas lutas nos EUA, conseguindo uma vitória, sobre Chaun Sims, e uma derrota, diante de Elvis Mutapcic. Forte na luta em pé, ele tem três vitórias por nocaute das quatro que conquistou em sua carreira.
Nome: Leonardo Mafra
Apelido: Macarrão
Idade: 22 anos
Cartel: 5 vitórias
Cidade: Balneário Camboriú (SC)
Característica: Com carreira no MMA do Sul do Brasil, Macarrão possui três vitórias por nocaute - todas no primeiro round - e duas por decisão dos juízes. Agressivo no jogo em pé, o lutador da academia Chute Boxe aposta na força dos seus golpes para vencer no octógono.
Nome: Daniel Sarafian
Apelido: Não tem
Idade: 29 anos
Cartel: 7 vitórias e 2 derrotas
Cidade: São Paulo (SP)
Característica: Forte no jogo de chão, com seis de suas sete vitórias sendo conquistadas por finalização, Sarafian desfila uma grande variação de golpes, que inclui guilhotina, chave de braço, triângulo e mata-leão. De suas duas derrotas, uma foi por nocaute.
Nome: Renee Forte
Apelido: Não tem
Idade: 24 anos
Cartel: 7 vitórias e 1 derrota
Cidade: Fortaleza (CE)
Característica: Com duas vitórias por nocaute, duas por finalização e três por decisão dos juízes, Forte tem uma boa carreira no MMA nacional. Sua única derrota foi por nocaute, contra Mario Sartori, no IFC, em agosto de 2011. Luta profissionalmente desde 2006.
Nome: Francisco Drinaldo
Apelido: Massaranduba
Idade: 33 anos
Cartel: 10 vitórias e 1 derrota
Cidade: Brasília (DF)
Característica: Lutador contratado pelo Jungle Fight, Massaranduba está invicto há quatro lutas. Com quatro nocautes, três finalizações e três vitórias por decisão dos juízes, o brasiliense só perdeu para o experiente Iuri Marajó no JF 22, em setembro de 2010.
Nome: Thiago de Oliveira Perpétuo
Apelido: Bodão
Idade: 24 anos
Cartel: 8 vitórias, 1 derrota e 1 empate
Cidade: Santo André (SP)
Característica: Vindo de quatro vitórias seguidas, Bodão obteve seis de suas oito vitórias por nocaute. Sua última - e única - derrota aconteceu em 2009, para Danilo Pereira, o Motosserra, no Full Fight 2, por finalização por mata-leão.
Nome: Délson Heleno
Apelido: Pé de Chumbo
Idade: 34 anos
Cartel: 23 vitórias e 6 derrotas
Cidade: Teresópolis (RJ)
Característica: O veterano Pé de Chumbo é um especialista no jogo de chão, tendo vencido 12 de suas lutas por finalização. Campeão mundial de jiu-jítsu, fez sua última luta em novembro de 2011, no evento MMA contra a Dengue, no Rio de Janeiro.
O confinamentoOs participantes foram divididos aleatoriamente pelos cinco quartos da casa. Eles são responsáveis por cozinhar e manter a casa em ordem. Com circulação restrita, os escolhidos só podem sair da casa para o Centro de Treinamento, onde treinam e lutam em um octógono oficial do UFC. As primeiras 16 lutas, no entanto, foram filmadas no Rio de Janeiro, cidade onde foram realizadas as duas edições do evento no Brasil.

Os detalhes da casa são sigilosos, mas já foram antecipadas algumas visitas ilustres à casa e ao centro de treinamento dos lutadores. O campeão dos pesos penas José Aldo, o campeão peso pesado Junior Cigano, os ex-campeões meio-pesados Lyoto Machida e Maurício Shogun, o ex-campeão interino dos pesados Rodrigo Minotauro e o representante da categoria médio Rogério Minotouro serão alguns dos personagens que os espectadores verão ao longo da temporada. Assim como o campeão dos pesos médios Anderson Silva, que chegou a treinar com a equipe do Wanderlei Silva, e Demian Maia, representante da categoria meio-médio.
The Ultimate Fighter é um dos reality shows esportivos de maior sucesso dos Estados Unidos, tendo revelado alguns dos lutadores mais talentosos do UFC. No ar desde 2005, o programa foi um dos responsáveis por alavancar a popularidade da organização entre o público americano. A primeira edição, que teve como técnicos os ídolos Chuck Liddell e Randy Couture, apresentou nomes como Diego Sanchez (campeão dos pesos médios da edição), Forrest Griffin (vencedor entre os meio-pesados), Josh Koscheck, Stephan Bonnar, Kenny Florian e Mike Swick.
Fonte: MMA por dentro da Arena