terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Meninos de favela de SP treinam para ser campeões de MMA







Na zona sul de São Paulo, o treinador Fernando Lopes investe seu tempo para ensinar crianças a lutar MMA. Mas do que um trabalho físico, jovens de 7 a 18 anos da favela Alba, na região do Campo Belo, recebem ensinamentos sobre disciplina e inclusão social. Tudo gratuitamente.


Empolgados com o sucesso do esporte no Brasil, que alçou à categoria de estrelas atletas como Anderson Silva e Minotauro, as crianças vêem na luta uma forma de conquistar o futuro por meio do esporte. "Quero ser um campeão e ganhar um cinturão" é uma das frases mais recorrentes entre os lutadores mirins.


Uma das poucas meninas do grupo "Pedra 90", Ana Luiza Gomes, de 9 anos, não se acanha em afirmar: "Não fui eu que escolhi o MMA, a luta que me escolheu".


Publicitário e faixa preta em jiu-jítsu, Lopes idealizou o projeto em 2006 com o objetivo de montar uma equipe para disputar competições internacionais. Seis alunos do Pedra 90 já foram para a a Califórnia, onde disputaram o pan-americano de jiu-jítsu – três levaram o ouro em diferentes categorias em 2010 e outros três em 2011. "Eu comparo o tatame com a vida deles. É preciso ter disciplina, responsabilidade e boa conduta aqui e no dia a dia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário